Príncipe William e a Escuta Ativa

Você sabe qual a relação entre o Príncipe William e a escuta ativa? Por acaso, já notou nas fotos que ele se abaixa para falar com o filho? Não?!! Pois saiba que esta atitude vem chamando a atenção da imprensa internacional ultimamente. Ela reflete uma técnica utilizada por alguns pais na educação de seus filhos. Se chama: Escuta Ativa.

Principie William e seu filho George
Príncipe William se coloca na mesma altura do filho na intenção de se comunicar melhor.

A Escuta ativa é uma ótima maneira de melhorar a forma de você se comunicar com o seu filho. Através desta técnica, a criança percebe que você está verdadeiramente interessado no que ela tem a dizer e quer escutá-la. Para isso, você faz contato olho no olho, para outras atividades que você esteja fazendo e se abaixa na altura dela. Em seguida, você repete o que ela disse ou o que ela está sentindo para ter certeza de que ela está sendo compreendida. Ao longo do tempo (e dos anos), você notará que conseguiu construir uma relação muito forte com seu filho. E notará, também, que ele estará muito mais propenso a se abrir com você e falar dos problemas que vão surgindo ao longo dos anos e do seu desenvolvimento. Além disso, estudos comprovam que, desta forma, constrói-se uma criança com personalidade mais segura e determinada.

Muitas vezes é difícil parar tudo que estamos fazendo, especialmente se tivemos um dia cheio e estressante, para dar atenção total a eles. Assim, fica fácil deixar passar despercebido qualquer coisa que eles estejam tentando nos comunicar. E isso não é legal pra relação entre pais e filhos. Isso não contribui para a construção de uma relação baseada na confiança. Portanto, se você se interessa por este assunto, não perca tempo e busque mais informações sobre este tema. Ele pode abrir um mundo novo entre você e seu filho.

Recentemente, durante um desfile da Força Aérea Real britânica, o príncipe William havia se abaixado para falar com seu filho de três anos, o príncipe George. Com isso, acabou por quebrar um protocolo da família real, onde todos estavam de pé, menos ele, e levou um puxão de orelha da sua avó, a Rainha Elizabeth II. Na ocasião, ele escutou ela reclamar e dizer “Stand up, William” (fique de pé, William), não parecendo se importar muito com a técnica da escuta ativa que o neto estava utilizando com o filho.

Principie William e seu filho George
Momento em que a rainha da Inglaterra repreende o neto por não cumprir o protocolo.

 

Algumas dicas para começar a utilizar a escuta ativa no sua rotina:

  1. Olhe diretamente nos olhos do seu filho quando ele estiver falando com você.
  2. Não permita que outras coisas que estejam acontecendo a sua volta te distraiam da conversa com seu filho.
  3. Perceba a comunicação corporal dele; perceba se ela está “aberta’ ou “introspectiva” enquanto ele fala.
  4. Tente não ficar preparado para dar, de uma vez, uma resposta para a questão inicial. Escute o que ele ou ela tem a dizer até o final. Responda apenas depois. Não tenha pressa.

 

Principie William e seu filho George com Obama utilizando Escuta Ativa
Presidente Obama e Principe William utilizando a Escuta Ativa com o pequeno George.

 

 

Rodrigo Cirne Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *